Misturas Asf Lticas Mornas
332 palavras
2 páginas
Misturas Asfálticas MornasEm geral, algumas tecnologias de mistura asfáltica morna reduzem a viscosidade. Também atenuam as dificuldades de compactação associadas à queda de temperatura nas misturas ou em condições climáticas frias, possivelmente reduzindo a quantidade de rolos compactadores necessários na obra, além de diminuir o risco de má compactação em misturas rígidas.
Antes de serem misturados ao asfalto líquido quente, os agregados são aquecidos a altas temperaturas para retirar a umidade, facilitar a cobertura, e manter toda a mistura fluida o suficiente, possibilitando o seu manuseio na etapa de aplicação
Mas, nem todas as misturas asfálticas mornas oferecem desempenho igual nesse aspecto. As tecnologias de mistura morna que permitam a produção a temperaturas significativamente mais baixas proporcionarão maior redução de emissões.
As misturas mornas possibilitam pavimentação mais rápida de camadas asfálticas, como em vias de alto tráfego, que precisam ser liberadas para uso o quanto antes. Uma vez que a mistura não apresenta temperatura inicial tão alta, ela exige tempo menor para resfriamento antes da aplicação da próxima camada.
Na verdade, a mistura morna com Evotherm apresenta as mesmas propriedades reológicas que o CBUQ convencional quando submetida a baixas forças de cisalhamento; mas quando submetida a alto cisalhamento (usinagem e rolagem) apresenta menor viscosidade mesmo em temperaturas mais baixas. (FALAR DA IMAGEM)
Além disso, aperfeiçoa o projeto de mistura, tornando possível o uso mais eficiente dos materiais. O produto aumenta a adesividade do asfalto com o agregado e o torna mais resistente ao tráfego, já que a superfície fica mais homogênea.
Ao reduzir a emissão ambiental em 97% e permitir o trabalho em local praticamente livre de fumaça, a tecnologia da MWV torna o local da obra mais confortável e limpo para a equipe de trabalho e para a vizinhança
Além dessas vantagens, o uso de mistura morna proporciona maior vida ao