Missão rosetta
RUMO AO COMETA 67P/CHURYUMOVGERASIMENKO
Introdução
A sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia, foi lançado a partir do
Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, 2 de março de 2004 para uma viagem de cerca de 6 000 milhões quilômetros. O objetivo principal é alcançar o cometa periódico (6,59 anos) ChuryumovGerasimenko, para analisar a composição e a estrutura do seu núcleo e sua desgaseificação aproximando-se do Sol.
Por que estudar cometas?
Por que estudar cometas?
Os cometas são objetos da curiosidade científica porque acredita-se que sofreram poucas alterações desde a origem do Sistema Solar, o que os cientistas calculam como cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.
Como os cometas carregam água e moléculas orgânicas, os cientistas também esperam que a missão Rosetta forneça informações sobre se eles podem ter trazido água para a Terra e, assim, possivelmente ter dado o pontapé inicial à vida no planeta.
A finalidade da missão, que durará até dezembro de 2015, é estudar com profundidade o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que teve o seu nome a dois astrónomos ucranianos que o descobriram, em 1969. O cometa aproxima-se da órbita do Sol a cada 6,6 anos, mas continua a ser um mistério. Seu próximo periélio será em 13 de agosto de 2015
67P/Churyumov-Gerasimenko
Foi descoberto em por
Konstantin Churyumov, da
Universidade de Kiev, na
Ucrânia e seu colega S.
Gerasimenko
Tem um núcleo de 4 quilômetros de largura
Em seu afélio, ponto de maior afastamento do Sol, sua distância chega a atingir 857 milhões de quilômetros
Seu periélio, menor distância da estrela, é de 186 milhões de quilômetros, um pouco maior que a distância da Terra ao Sol.
Rosetta
NOME: Menção à Pedra de Rosetta, fragmento do Egito Antigo com inscritos que ajudaram a compreender os hieróglifos
Instrumentos científicos a bordo: A sonda está equipada com onze instrumentos e uma sonda menor (denominada Philae) que pousará na superfíciedo cometa
PESO: