Missa Parte 3
São dois os momentos principais da Liturgia Eucarística: a grande oração eucarística, dentro da qual se realiza e se oferece o sacrifício, e a santa comunhão, com a qual se participa plenamente, na fé e no amor, do próprio sacrifício.
Estrutura da Liturgia Eucarística
Preparação das Oferendas / Lavabo / Oração sobre as Oferendas / Oração Eucarística / Prefácio / Epiclese / Narrativa da Ceia / Anamnese / Oblação / Intercessões / Doxologia Final / Comunhão / Pai Nosso / Rito da Paz / Fração do Pão / Comunhão / Oração depois da Comunhão / Ritos Finais / Avisos / Benção / Despedida
Preparação das Oferendas: Toda a assembleia sentada. São levadas ao altar as oferendas (pão e vinho) que se converterão no Corpo e Sangue de Cristo. Primeiramente prepara-se o altar ou mesa do Senhor, colocando-se nele os paramentos litúrgicos. A seguir, trazem-se as oferendas. Também são recebidos o dinheiro ou outros donativos (alimentos) oferecidos pelos fiéis para os pobres ou para a igreja. Serão fora da mesa eucarística.
Sentido das gotas de água no vinho: Toda a assembléia sentada. O vinho lembra a Redenção pelo sangue Cristo, e a a água traz a mente o povo de Deus salvo das águas e o novo povo de Deus nascido das águas do Batismo.
Lavabo: Toda assembléia sentada. O sacerdote lava as mãos, ao lado do altar, exprimindo por esse rito o seu desejo de purificação interior.
Oração sobre as Oferendas: Toda assembléia de pé. Conclui-se a preparação dos dons e prepara-se a Oração eucarística com o convite aos fiéis a rezarem com o sacerdote, e com a oração sobre as oferendas.
Oração Eucarística: Sempre em pé
Santo: É um rito da Santa Missa. Não podemos perder o sentido original da grande aclamação a Deus, dizendo Três vezes “Santo”. É o reforço