miologia da boca
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Ciências biológicas, Agrária e da Saúde
Curso de Odontologia
Miologia
(mastigação)
Trabalho realizado pela acadêmica:
Mariana Rodrigues Barros Lima; RA: 4016789392. Do 2º semestre do curso de Odontologia; turma A. Com orientação do professor: Hebert Abreu Cavalcanti, Anatomia Cabeça e Pescoço.
Campo grande – Ms
30 de Setembro de 2014
Músculo da Mastigação
Os músculos da mastigação são aqueles que agem sobre a mandíbula, proporcionando movimentos necessários para o processo de mastigação. Os músculos da mastigação são: o temporal, o masseter, o pterigoideo medial e o pterigoideo lateral. Os músculos supra-hióides são auxiliares diretos da mastigação, atuando em conjunto com os infra-hiódeos. Existem também outros grupos musculares que participam indiretamente do processo mastigatório, estabilizando a cabeça e o pescoço.
Os músculos da mastigação têm algumas características em comum:
- Apresentam pelo menos uma inserção na mandíbula.
- Atuam ativamente nos movimentos mandibulares.
- Apresentam fáscias musculares típicas, destacando-se a fáscia do musculo temporal.
- Derivam-se do primeiro arco braquial, e como tal são inervados pelo nervo trigêmeo (V par), através de ramos do nervo mandibular.
- São irrigados por ramos da artéria maxilar.
Músculo Temporal:
É um músculo em forma de leque, cujas fibras se estendem da fossa temporal até o processo coronóide da mandíbula. Está constituído por três feixes de fibras musculares com trajetos distintos: o feixe anterior com fibras quase verticais; o feixe médio com fibras oblíquas para baixo e para frente; e o convergem para formar um tendão inferior que se insere no processo coronóide da mandíbula.
Origem e inserção:
O músculo temporal origina-se do soalho da fossa temporal, até a linha temporal inferior, e da