Minotauro
Análise:
O Minotauro (touro de Minos) é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga. Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.
O Mito:
O rei Minos, antes de ser rei de Creta, havia feito um pedido aos deuses para que ele se tornasse rei. Poseidon aceita o pedido, porem pede em troca que Minos sacrificasse um Touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tao admirado com sua beleza que resolveu enganar Poseidon e sacrificar outro touro qualquer no lugar do touro enviado pelo deus.
Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o rei. Fazendo com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso aconteceu e ela ficou grávida do animal. Nasceu assim o Minotauro. Desesperado, Minos solicitou a Dédalos que ele construísse um enorme labirinto para aprisionar o Minotauro. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.
Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses , que haviam matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todo ano sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.
Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que havia ganhado de presente de Ariadne, colocando fim aquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses