Mini rotatória como solução para a organização do tráfego em uma interseção sem sinalização da ilha do governador
PROGRAMA DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES
COPPE/UFRJ
Mini rotatória como solução para a organização do tráfego em uma interseção sem sinalização da Ilha do Governador
Disciplina: COR 777 – Planejamento e Projeto de Vias
Professor: Paulo Cezar
Mestranda: Amanda Fernandes
DEZEMBRO/2012
Sumário 1. Introdução 1 2. Metodologia 1 3. Características da Interseção 3 4. Projeto de melhoria: Implantação de Mini – Rotatória 8 6. Conclusões e discussões 10 Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
De acordo com o Ferraz (2012) sinalização é fator preponderante no que diz respeito a ocorrência de acidentes. Uma sinalização inadequada ou deteriorada tem correlação direta com a ocorrencia ou aumento do número de acidentes. Ainda segundo Ferraz (2012) aspectos como, condições favoráveis ao desenvolvimento de velocidade excessiva nas aproximações, sinalização deficiente, operação imprópria, ausencia de passagem demarcada para pedestres, visibilidade ruim, dentres outros, são alguns dos aspectos que tornam uma interseção mais propensa a ocorrencia de acidentes.
Posto isto, percebe-se que devido ao seu potencial de geração de acidentes os problemas relacionados as interseções merecem ser analisados buscando-se uma operação segura e eficiente. Desta forma, justificam-se trabalhos que objetivem analisar e propor melhorias para interseções que apresentam problemas.
Este trabalho, teve por objetivo, analisar e propor sugestões para os problemas existentes na interseção entre as ruas Ambaitinga e Capitão Barbosa, situada na região de Cocotá, Ilha do Governador, cidade do Rio de Janeiro.
2. Metodologia
Para a realização desse estudo a seguinte sequencia metodológica foi utilizada:
ESCOLHA DA ÁREA DE ANÁLISE
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
ESCOLHA DE UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO
COLETA DE DADOS EM CAMPO
ELABORAÇÃO DE PROJETO
RESULTADOS E DISCUSSÕES
ANÁLISE DOS DADOS
OBSERVAÇÃO DOS PROBLEMAS EXISTENTES