Mini caso: A TECNO COMPONENTES (2)
O primeiro passo de Estevão Marques como Gerente de Produção foi começar a analisar os tempos e movimentos das principais operações da fábrica. Queria definir tempos-padrão para poder planejar o trabalho: qual o tempo médio de produção de cada produto e, conseqüentemente, saber quantos produtos poderia fabricar por hora, por dia, por semana, por mês.
Isso lhe proporcionaria uma idéia mais precisa do custo da mão-de-obra por produto. Como você poderia ajudar Estevão?
Fundamentos da ORT
1 - Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos - Taylor viu a possibilidade de decompor a tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples.Os movimentos inúteis eram eliminados e os úteis simplificados - criação do tempo padrão.
Permite:
* Racionalizar a seleção e treinamento de pessoal;
* Melhorar a eficiência dooperário e rendimento da produção;
* Distribuir uniformemente o trabalho;
* Oferecer base uniforme para salários equitativos.
* Estabelecer normas detalhadas para a execuçãodo trabalho.
2 – Estudo da fadiga humana - A fadiga é um redutor da eficiência - Princípios de economia de movimentos: uso do corpo humano, arranjo material e local de trabalho; desempenho dastarefas e do equipamento.
3 – Divisão do trabalho e especialização do operário – cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa de maneira contínua e repetitiva (linha deprodução). Operário perde a iniciativa de sua maneira de trabalhar. (aumento da eficiência e produtividade)
4 – Desenho de cargos e tarefas – maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinadocom outros cargos para a execução das tarefas. Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas). Execução automatizada por parte do operário (este faz, não pensa nem decide).