Minha terra tem palmeiras
Titulo:
Historias de sucesso: Minha Terra Tem Palmeiras
Disciplina
Comportamento organizacional
Professor
Elisete Alice. Zanpronio de Oliveira
Gestão de Pessoas
Mônica Maria Silva
Introdução a economia
Wilson Salvalagio
Processos administrativos
Karen Hiramatsu Manganoltti
Introdução
Em um pequeno município do Maranhão, chamado Lago do Junco, possuidor de uma vasta e diversificada flora, o Maranhão tem, entre as varias tradições do seu povo, especialmente os que vivem na zona rural, a pratica do uso de plantas medicinais no tratamento de varias doenças. No município de
Lago do Junco, essa pratica diferenciou-se, em virtude de a comunidade ter transformado em uma forma de melhorar sua qualidade de vida, por meio da implantação do Horto e da farmácia Fitoterápica, que foi resultado do fórum de desenvolvimento local, em 1999,e que teve como principais parceiros a prefeitura municipal, a Paróquia São José e as lideranças locais.
Sua vegetação predominante sempre foi à palmeira de babaçu. A extração de fruto dessa palmeira. Representara para uma parcela considerável da população rural uma das poucas fontes de renda. As quebradeiras de coco, sempre foram guerreiras que lutaram pelo direito de trabalharem. Uma das suas ultimas conquistas foi à sanção da lei municipal do “Babaçu Livre”, que lhes deu o direito de poder entrar nas áreas dos cocais sem mais terem de pagar para os donos das terras. Outra conquista dessas guerreiras foi à criação da cooperativa de quebradeiras de coco de Ludovico. A indústria Body Shop pagava para elas o dobro de preço de mercado pelo litro de óleo de babaçu.
Em 1999 o governo federal por meio do programa comunidade ativa em parceria com o SEBRAE, implantou no município uma das cinco experiênciapiloto de desenvolvimento local, integrado e sustentável (DLIS) no Maranhão.
O DLIS procurou valorizar a participação comunitária e estimulou o