mineração em Minas Gerais
Minas Gerais, como é conhecido o estado que faz fronteira com São Paulo, Mato Grosso do Sul Goiás e Espirito Santo, ficou famoso devido ao ciclo do ouro, que teve inicio no XVI, apesar de que as principais descobertas de minas foram feitas em 1693.
Durante a mineração do ouro outras pedras preciosas também foram descobertas, junto com a descoberta das minas e a exploração do ouro, alguns conflitos tiveram inicio.
Minas Gerais, devido a mineração, se tornou o centro econômico da colônia (naquela época o Brasil ainda era uma colônia), na primeira metade do século XVIII. Para a extração nas minas e atividades de mineração era usada de forma demasiada a mão de obra escrava. Porém, o em 1750 teve inicio o declínio da produção de mineração no estado.
A alteração econômica de Minas Gerais, que vivia basicamente da mineração, ocorreu em século XIX, quando as plantações de café passaram a fazer parte das atividades do povo mineiro. Após a introdução da cafeicultura no estado, outras industrias começam a aparecer.
As primeiras industrias era no setor de produtos alimentícios, têxteis e siderúrgicos. Em 1930 a siderurgia ganhou força devido ao aproveitamento dos recursos minerais no estado.
Atualmente, Minas Gerais, se destaca por ser o principal produtor de minerais metálicos e não metálicos do país, além da explorar grandes reservas de minério de ferro, ouro, fosfato, zinco, alumínio, calcário e rochas ornamentais.
O ferro é o principal produto da mineração do estado, seguido da tantalita, zinco, fosfato e ouro.
Com todos estes tipo de minerais extraídos de sua terra, Minas gerais, faz juízo ao nome que