Minerais e rochas
SENGIK, E.
1. INTRODUÇÃO
O estudo das rochas e minerais é de extrema importância por ser a rocha o material de origem da maioria dos solos, e os minerais das rochas a fonte principal dos nutrientes para as plantas.
A crosta terrestre é formada essencialmente de rochas, cujos constituintes são na maioria das vezes, os minerais, podendo também, uma rocha constituir-se dos chamados mineralóides, como o vidro vulcânico, o carvão, ou outros compostos de origem vulcânica.
O mineral é um elemento ou composto químico, via de regra, resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrada naturalmente na crosta terrestre. Geralmente são sólidos, somente a água e o mercúrio que se apresentam no estado líquido, em condições normais de temperatura e pressão.
A rocha é um agregado natural, formado de um ou mais minerais (ou mineralóides - vidros vulcânico, matéria orgânica, etc), que constituem a parte essencial da crosta terrestre, e é nitidamente individualizada. O arenito é uma rocha formada por quartzo e o granito pelos minerais de quartzo, feldspato e mica.
2. AS DIMENSÕES DA TERRA
A Terra tem a forma aproximadamente esférica com as seguintes dimensões: 12.756,776 km de diâmetro equatorial, 12.713,824 de diâmetro polar, 5,52 g/cm3 de densidade, 5,98 x 1021 toneladas de massa (5,6 sextilhões de quilos) e uma área de 510 milhões de km2.
A Terra é constituída de camadas de composições semelhantes: além da atmosfera e da hidrosfera, reconhecem-se três camadas: LITOSFERA, MANTO e NÚCLEO.
A litosfera ou crosta terrestre é a camada mais delgada e superficial, representando 0,375% da massa da Terra. Sua espessura varia entre 10 e 13 km nas regiões oceânicas e, em média é de 35 Km nas regiões continentais, alcançando até 60 Km nas regiões de montanhas.
A litosfera possui duas camadas distintas:
a) SIAL ou crosta continental