Minas Gerais
Minas Gerais é um estado brasileiro localizado na região Sudeste do Brasil, fazendo fronteira com outras setes unidades federativas sendo o quarto estado com a maior área territorial e o segundo em quantidade de habitantes.
O relevo de Minas Gerais é caracterizado pela predominância de planaltos, possuindo altitudes elevadas que variam de 900 a 1500 metros em relação ao nível do mar. Com isso, possui dois tipos climáticos: o tropical e o tropical de altitude, sendo esse último o mais recorrente, com temperaturas médias de 26ºC e duas estações bem definidas: um quente e chuvosa, entre Outubro e Março, e outra seca e um pouco mais fria, entre Abril e Setembro.
Possui uma rica fauna e flora distribuídas nos biomas que cobrem o estado, especialmente o cerrado e a ameaçada Mata Atlântica. A rede hidrográfica do Estado de Minas Gerais é constituída basicamente pela bacia do São Francisco e do Paraná, além de outras secundárias que se dirigem em direção ao Oceano Atlântico.
Influência Cultural
A culinária mineira traz elementos que apontam para a diversidade local iniciada, ainda, com o primeiro adentramento dos exploradores de ouro. Portugueses, negros e índios passaram a compartilhar hábitos e ingredientes, até então singulares, que, ao longo do tempo, enraizaram uma cultura gastronômica única e que valorizava, cada vez mais, o regionalismo.
A partir do século XVIII, a visibilidade da região das Minas Gerais passou a deixar marcas na culinária nacional. Os variados e criativos usos de ingredientes como a mandioca e seus derivados, o milho, o leite, os tubérculos e folhagens, bem como as carnes de porco e vaca, fazem partes de receitas passadas de geração à geração e que adentraram o século XIX e chegaram à nossa contemporaneidade. A proximidade de regiões (Goiás, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro) com tradições gastronômicas peculiares apenas reforçaram os sabores da culinária mineira, tornando-a uma referência histórica que