Milton Santos e Lefbvre
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Síntese
Lefbvre era um filosofo/sociólogo e seus textos são incorporados a geografia, Milton Santos no início da carreira era advogado e em seguida geografo, o Milton utiliza as teses de Lefebvre, dessa forma há a possibilidade de se criar uma síntese.
Para Lefebvre e Milton Santos o espaço é socialmente produzido. Milton desenvolve três hipóteses sobre o espaço, a primeira seria o espaço como conjunto de fixos e fluxos, a segunda seria a configuração territorial e as relações sociais e ao final o sistema de ações e sistema de objetos. Milton acredita que a produção do espaço se da pelo sistema de ações e pelo sistema objetos. Pois o objeto é produto de uma ação e a ação que transforma as coisas da natureza e ao mesmo tempo esses objetos condicionam as ações dos seres humanos. Todas as ações e os objetos possuem uma intencionalidade.
Em Lefebvre, o espaço social podia ser considerado uma superestrutura. Um resultado tanto das forças produtivas como das estruturas, das relações de propriedade, entre outras. O espaço entra nas forças produtivas, na divisão do trabalho, onde se encontra relações com a propriedade, com as trocas, entre outros. Ele se vende e se compra, ele tem valor de troca e valor de uso. Para Milton essa relação marxista de espaço e produção é muito simplória, por isso ele cria as outras hipóteses.
Para ambos os objetos estão sempre conectados e não devem ser isolados. Por isso não se pode ver o espaço por um único indivíduo e sim o conjunto e isso molda e formando um espaço.