MILK RUN
Milk run é uma forma inteligente de se trabalhar quando se possui mais de um fornecedor em localidade próxima, além de ser uma ótima maneira de não manter uma grande quantidade no estoque, utilizando de um único custo.
Esse sistema consiste em coletar pequenas cargas em diferentes locais, desde que sejam próximos, trabalhando em uma consolidação de carnes no caminhão (FTL – full truck loading), desta maneira otimiza-se o investimento de tempo e transporte.
Hoje em dia esta é uma prática muito comum entre países que trabalham assiduamente importados e exportados, tais como Estados Unidos, Alemanha, Itália e etc...
A prática não se aplica somente ao setor automobilístico, mas hoje é uma prática adotar por alguns co-loaders como forma de redução de custos. Estes co-loaders contam com a expertise em consolidação do modal marítimo para gerenciar este tipo de coleta e/ ou entrega.
O Brasil hoje em dia tenta implementar este serviço, assim como os EUA, partindo de uma iniciativa dos co-loaders. Atualmente somente algumas empresas adotavam o milk run como forma de trabalhar com coleta e/ou entrega em caminhões delicados, talvez devido à dificuldade de gerenciar o tempo e custos aduaneiros no Brasil. Numa visão um tanto otimista da situação vemos o milk run além de tudo uma maneira ecológica de se trabalhar. No cenário atual diminuir a quantidade de caminhões na rua, seria também, diminuir a emissão de CO² e diminuir o trânsito em grandes metrópoles como São Paulo.
O Milk Run desde que corretamente gerenciado é uma forma eficiente de redução de custos, além de também ser uma forma de diminuir a emissão de CO².