Miguel Torga
Miguel Torga
Português Unidade 2
Wilson António Veiga Tola
16/06/2014
Conteúdo
1- Elementos de identificação
1.1- Do Aluno
O presente trabalho foi efetuado por Wilson António Veiga Tola, na qualidade de Aluno do 3º ano do Curso de Turismo. 1.2- Do objetivo do trabalho
O objetivo deste trabalho é validar a unidade nº 2 do programa curricular do curso uma vez que ainda não se encontra validada. Este trabalho foi pedido pelo professor-----------------------------------no âmbito da disciplina.
2- Introdução
2.1 – Breves notas sobre o autor
Miguel Torga nasceu em 1907 em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa Trás os Montes, aldeia onde cresceu e que o havia de marcar para toda a vida. De nome Adolfo Correia da Rocha, adotou o pseudónimo de Miguel Torga(torga é o nome dado à urze campestre que sobrevive nas fragas das montanhas, com raízes muito duras infiltradas por entre as rochas). Depois de uma breve estadia no Porto, frequentou apenas por um ano, o seminário em Lamego. Em 1920 partiu para o Brasil, onde foi recebido na fazenda de um tio. Regressou depois a Portugal acompanhado do tio, que se prontificou a custear lhe os estudos em Coimbra. Em apenas três anos fez o curso do liceu, matriculando se a seguir na Faculdade de Medicina, onde terminou o curso em 1933. Exerceu a profissão na terra natal, passou por Miranda do Corvo, mas foi em Coimbra que alguns anos mais tarde acabou por se fixar.
3- Desenvolvimento
3.1 – Biografia
3.1.1 – Primeiros anos e Educação
Nasceu na localidade de São Martinho de Anta, em Vila Real a 12 de Agosto de 1907. Oriundo de uma família humilde de Sabrosa, era filho de Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros.
Em 1917, aos dez anos, foi para uma casa apalaçada do Porto, habitada por parentes. Fardado de branco, servia de porteiro, moço de recados, regava o jardim, limpava o pó, polia os metais da escadaria nobre e