Miguel Torga: Destinos
MiguelTorga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, (São Martinho de Anta, Vila Real, 12 de Agosto de 1907 — Coimbra, 17 de Janeiro de 1995). O pseudónimo surge em honra de Miguel de Cervantes e Miguel deUnamuno. Torga vem de uma planta brava da montanha que deita raízes fortes sobre o solo ácido
Filho de Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros. Em 1917, aos dez anos, vai para uma casaapalaçada do Porto, habitada por parentes da família.
Em 1918 vai para o Seminário de Lamego, onde melhorau os conhecimentos de português, da geografia, da história, aprendido o latim e ganhadofamiliaridade com os textos sagrados.
Emigrou para o Brasil em 1919, com doze anos, o tio apercebe-se da sua inteligência e patrocina-lhe os estudos liceais, em Leopoldina. Distingue-se como um aluno dotado.Em 1925, regressa a Portugal .
Em 1928 entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro, "Ansiedade", de poesia.
Em 1933 concluiu a formatura em Medicina,com apoio financeiro do tio do Brasil. Exerceu no início nas agrestes terras transmontanas, de onde era originário e que são pano de fundo da maior parte da sua obra.
Casa com Andrée Crabbé em 1940,estudante de nacionalidade belga.
Entre os vários prémios que ganhou destaca-se o Prémio Camões em 1989.
RAZÃO DA ESCOLHA DO CONTO
APRESENTAÇÃO DO RESUMO
A personagem principal é Mariana,mulher solteira.
É Julho, Mariana tem já um filho bebé, mais tarde sabe-se que é de Custódio. Percebe-se que é extremamente maternal, muito apegada aos filhos, a ideia de alguém os levar deixa-aperturbada.
Em Caleirão vê Júlio Pessanha a regar as plantas, após curta conversa envolvem-se e no fim Mariana despede-se friamente.
Passados três anos, regressa a veiga de Justes, desta