Migração
O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população e esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. isso ocorre devido a diversos fatores, dentre eles os principais: questões étnicas, econômicas, religiosas, ditaduras, perseguições políticas, turismo, globalização e até mesmo refugia do clima.
• Étnicas e Religiosas:
Também chamada de ‘Limpeza Étnica’ é a remoção ou eliminação de alguns povos e grupos que são vítimas de discriminações e perseguições em seus países de origem, como os judeus da Europa Oriental.
Por parte da religião há muitas migrações, muitas delas externas, cujo único objetivo é a deslocação a um determinado centro de fé, de acordo com a religião de cada indivíduo, como a religião muçulmana que obriga cada um dos seus fiéis a deslocarem-se pelo menos uma vez na vida. Por outro lado, em alguns casos a emigração é forçada. Foi o caso dos judeus na 2ª Guerra Mundial.
• Ditaduras:
Objetivando ter uma vida digna e democrática, algumas pessoas que vivem em países cujos regimes são ditatoriais migram para outros locais do mundo. Dois grandes exemplos desse tipo de migração são Cuba e Coréia do Norte.
• Econômicas:
Em busca de melhor qualidade de vida e de oportunidades, milhares de pessoas migram por causas econômicas. Este tipo de migração pode ser definitiva ou temporária (pendulares) onde o deslocamento é realizado por pessoas que moram em uma determinada cidade e trabalham em outra.
• Turismo:
É uma migração temporária quando o emigrante sai do seu país de origem e visita outro por um curto período de tempo. Muito comum em grandes eventos, tais como: Copa do Mundo e Olimpíadas.
• Clima:
Migrações que na maioria das vezes ocorrem por desastres naturais. Em 2012 atingiu cerca de 32,4 milhões de pessoas que foram forçadas a abandonarem suas casas.
Consequências da Migração:
Na maioria das vezes, a migração é muito vantajosa para o