migracoes
Migração definitiva – em que a pessoa passa a residir permanentemente no local para o qual migrou.
Migração temporária – em que o migrante reside apenas por um período pré-determinado no lugar para o8 qual migrou, como é o caso dos boias-frias.
Migração Sazonal: Modelo de migração que se caracteriza por estar ligada as estações do ano. É uma migração temporária na qual o migrante sai de um local em um determinado período do ano e, posteriormente, retorna, em outro período.
Migração Diária ou Pendular: Tipo de migração característica de grandes cidades, na qual milhões de trabalhadores saem de suas casas em direção ao trabalho e voltam no final do dia.
Causas:
Naturais – a ocorrência de catástrofes naturais como sismos, vulcões, inundações ou secas prolongadas podem ser um factor de abandono de determinadas áreas provocando movimentos migratórios.
Étnicas - as rivalidades étnicas são outras das causas do movimento de populações pois são frequentemente expulsas dos locais onde habitam.
Religiosas há áreas onde a perseguição religiosa é uma realidade, provocando grandes movimentos migratórios .
Políticas - a inexistência de liberdade e a repressão de alguns regimes políticos podem provocar a migração de pessoas para as áreas onde a democracia e as liberdades fundamentai sejam respeitadas. Económicas os maiores contingentes migratórios devem-se essencialmente a razões de ordem económica. A forte pressão demográfica que se faz sentir particularmente na áreas de menor desenvolvimento conduz a taxas de desemprego elevadas e trabalhos mal remunerados.
Laborais – São todas as deslocações que se efectuam por motivos profissionais. Podem também ser sazonais e dum modo geral, são temporárias.
Socioculturais
Têm por motivação razões de ordem cultural, como a ida de estudantes, cientistas, intelectuais ou artistas para grandes centros como, Londres, Nova Iorque e Paris.
Turísticas – são as que se efectuam normalmente, pela