mienerais e rochas

1627 palavras 7 páginas
O ASFALTO -Definição
Definimos asfalto como sendo um produto orgânico composto por hidrocarbonetos pesados, fuel oil, graxas, carvão e petrolato, oriundos de resíduos da destilação fracionada do petróleo. Encontrado livre na natureza, em afloramentos naturais, como por exemplo, o "Asfalto de Trinidad" (obtido no lago de mesmo nome), puros ou misturados em minerais e outras substâncias; ou ainda, impregnado em estruturas porosas denominadas de rochas asfálticas. Genericamente, podemos dizer tratar-se de material composto de hidrocarbonetos não voláteis, possuidor de uma elevada massa molecular com propriedades que variam dependendo da origem do petróleo e do processo de sua obtenção. No Brasil, o principal processo para refino é da destilação a vácuo e, em menor proporção, o de desfaltação por solvente. É do resíduo desses dois processos que se obtém o C.A.P. (Cimento Asfáltico de Petróleo) tendo como característica física se encontrar no estado semi-sólido ou sólido (dependendo da temperatura ambiente), com cor variando do negro até o pardo. Trata-se de material termosensível e viscoelástico totalmente isento de impurezas, solúvel em bissulfeto e tetracloreto de carbono, possuidor de propriedades aglutinantes e impermeabilizantes com características de flexibilidade, durabilidade e alta resistência à ação da maioria dos ácidos, sais e alcalis.
Asfaltos são materiais aglutinantes, de cor escura, sólidos, semi-sólidos ou líquidos obtidos por um processo de destilação. A Petrobras comercializa estes através de distribuidoras e uma margem pequena para clientes finais. Os produtos asfálticos são:
1. Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP): uso direto na construção de revestimentos asfálticos.
2. Asfaltos Diluídos de Petróleo (ADP): também conhecido como asfaltos recortados ou "cut-backs".
3. Agente Rejuvenecedor: regenera o asfalto envelhecido e oxidado. 4. Emulsão Recicladora: permite reciclar até 100% das misturas envelhecidas fresadas. 5. Agente Antipó: aplicado

Relacionados