Midia
Surgiram muitas versões sobre os reais motivos da renúncia do Papa Bento XVI, que alegou no seu anúncio que as suas condições de saúde eram desfavoráveis aos desafios a serem enfrentados na administração da Igreja.
Foram levantadas várias hipóteses que, segundo analistas e críticos, podem estar por detrás dos reais motivos da renúncia do papa. A pressão para a Igreja ser mais rigorosa na punição dos clérigos envolvidos nos casos de pedofilia, o esquema de corrupção envolvendo uma parte da alta cúpula da Igreja, o racha da cúria romana numa busca fratricida pelo poder, e o vazamento de parte de um relatório investigativo sobre essas e outras intrigas dentro da Santa Sé formam, segundo esses mesmos críticos, a verdade por trás das cortinas.
O que se viu a partir desse dia, foi uma avalanche de informações por parte de todos os veículos da imprensa, rádios, emissoras de televisão, jornais e revistas. Foram mais de trinta dias informando sobre um mesmo tema, parecendo que ele nunca se esgotava. Muitas vezes, a necessidade de lançar informações sobre o que estava acontecendo, superava o receio de ser apenas uma cópia da matéria de algum outro veículo, mas era necessário publicar alguma coisa. Era o grande assunto do momento.
É interessante notar que entre os dias 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2013, foram veiculadas na Folha de São Paulo, apenas quatro matérias relacionadas a Igreja Católica.
Sobre a triagem de candidatos feita pela arquidiocese do Rio para apresentar a Causa dos Santos da Santa Sé
Sobre a triagem de candidatos feita pela arquidiocese do Rio para apresentar a Causa dos Santos da Santa Sé