Micrômetro
Relatório de Física Prática 2: Micrômetro
Aluna: Luanda Raquel Alcântara e Silva Matrícula: 362090
Curso: Engenharia de Energias e Meio Ambiente Turma: 29A
Professor: Wendel Macedo
Objetivos
Apresentar o micrômetro, demonstrar seu uso e, a partir daí, resolver um questionário contendo aplicações práticas do uso do aparelho.
Material Utilizado
Micrômetro
Esferas (duas)
Chapas metálicas (duas)
Fios (dois)
Fio de cabelo
Lâmina de barbear
Papel
Introdução
Com o passar do tempo, a necessidade de realizar medições tornou-se mais frequente e passou-se a exigir medidas mais precisas. Para tanto, era necessária a utilização de equipamentos que permitissem uma maior precisão dos dados coletados. A partir daí, surgiu o micrômetro, um instrumento capaz de realizar medidas com alta precisão.
Os principais componentes do micrômetro podem ser observados na figura abaixo.
Figura 1.1
Obtêm-se, com o micrômetro, medidas de pequenos comprimentos, espessuras de chapas, diâmetros externos de tubos e fios, diâmetros de esferas, etc. É um instrumento mais preciso que o paquímetro (instrumento de medição estudado no laboratório na prática 1), porém o micrômetro mede menos coisas e não é capaz de medir profundidades.
O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao de um parafuso e uma porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se dermos uma volta completa, provocará um deslocamento igual ao seu passo.
Devido a essa mobilidade do parafuso, podemos aferir medidas menores