Micrômetro
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
MICRÔMETRO
Resumo
O experimento foi realizado com um equipamento de medidas lineares utilizado quanto à medição de alta precisão, o micrômetro. Foram medidos quatro objetos distintos de diferentes dimensões, cada integrante do grupo repetiu este procedimento duas vezes com cada objeto, e foram obtidas medidas distintas que foram calculadas estatisticamente chegando assim ao seu resultado final. Concluímos que as medidas diferentes podem ser resultantes da habilidade que cada aluno possui, tornando necessária a realização de cálculos científicos, para se chegar a um resultado mais preciso.
1. Introdução 1.1 Micrômetro
O micrômetro é um instrumento para realização de medidas lineares utilizado quanto à medição, requer uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro, e é fabricado com resolução entre 0,01 mm e 0,001mm.
Foi inventado por Jean Louis Palmer que, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples. Com o decorrer do tempo, o micrômetro foi aperfeiçoado e possibilitou medições mais rigorosas e exatas do que o paquímetro. De modo geral, o instrumento é conhecido como micrômetro. Na
França, entretanto, em homenagem ao seu inventor, o micrômetro é denominado Palmer.
O Princípio de medição do micrômetro baseia-se no sistema porca-parafuso, no qual, o parafuso avança ou retrocede na porca na medida em que o parafuso é girado em um sentido ou noutro em relação à porca. Se fizermos n divisões iguais na "cabeça" do parafuso, ao provocarmos uma rotação menor que uma volta, portanto menor que o passo do parafuso, poderá, baseados nas divisões feitas, saber Qual a fração de uma volta que foi dada e, portanto, medir comprimentos menores que o passo.
O desenvolvimento do micrômetro deslanchou o avanço tecnológico na fabricação de roscas e fusos