Microsoft Word 2003 x 2013
2003 X 2013
Muitas são as características visuais que pode-se perceber quando comparamos a interface do Microsoft Word 2003 com a versão atual do processador de texto. A versão Microsoft Word 2013
As características visuais que compõem o layout deste processador de texto consistem no agrupamento de ícones levando em consideração o contexto em que os comandos e as ações destes são pertinentes.
As funcionalidades do Microsoft Word 2003 são organizadas em menus na barra de ferramentas padrão. As opções de cada item da barra são formadas por uma estrutura de menu em lista ou, na maioria das vezes, mesclado com uma estrutura de cascata. Tal estrutura torna maçante a navegação e a procura por um item desejado, uma vez que requer mais coordenação motora de um usuário iniciante e há certa complexibilidade para encontrar uma funcionalidade. As funcionalidades, de fácil acesso são encontradas em forma de atalhos na barra de ferramentas de formatação, porém na necessidade de encontrar itens que inexistem nessa barra surge a ocasião de recorrer à barra de ferramentas padrão.
Na versão atual do Microsoft Word, seguindo o modelo de sua versão do ano de 2007, nota-se uma grande diferença visual. O agrupamento dos ícones, de acordo com o contexto das funcionalidades, é dado através da disponibilização dos guias, eliminando assim o ato de muitos cliques e a navegação pelos itens em visualização de cascatas. O acesso às funcionalidades desse processador de texto torna-se menos complexo para leigos e iniciantes, uma vez que os ícones são melhores distribuídos nos seus correspondentes guias. Esses por sua vez, são identificados em nomes auto-explicativos.
Funcionalidades são encontradas em ambos processadores de texto. O que diz respeito a ergonomia é acessibilidade. Ao passo em que novas versões foram surgindo, o acesso a essas funcionalidades foram adaptadas para facilitar o uso . Na versão atual, a interface garante para qualquer usuário, desde leigos a