Microscopia Optica
Com base nestas considerações é definida como a técnica de microscopia de observar objetos com um microscópio (simples ou compostos) e obter uma imagem ampliada da mesma e, portanto, é necessário considerar estes três elementos:
• O objeto estudo (histologicamente preparada por exemplo).
• Uma fonte de iluminação.
• Um sistema óptico.
Quando o estudo de uma célula, tecido ou órgão surge, o que deve ser definido previamente aspectos (morfológicos, bioquímicos, fisiológicos, genéticos, etc) ser analisado, ou se você quiser observar células vivas ou células fixas. Com base nesta última definir e planejar a metodologia. Técnica de visualização eo tipo de instrumento óptico é selecionada para obter as imagens. Técnicas de laboratório para a preparação da amostra e obter a preparação histológica será observado, dependem em grande parte do tipo de microscópio requerido para exibir, de acordo com os aspectos que foram anteriormente definidos.
Da mesma forma tem-se argumentado em relação ao preparo histológico (objeto), deve-se analisar o papel da luz ou funcionário iluminado. Eles querem destacar e distinguir detalhes em maior ampliação do objeto a ser estudado. De um modo geral de iluminação, um termo amplamente usado em microscopia nem sempre denotam o uso de um feixe de luz formada por fotões, que se pode ser capturado por a retina do olho.
Em adição à luz solar e a luz produzida por lâmpadas incandescentes, também é possível usar outros tipos de energia electromagnética, tal como luz ultravioleta, raios laser ou a radiação por feixe de eletros. Estes últimos não são capturadas pela retina, mas por uma chapa fotográfica ou uma tela fluorescente, sendo considerado como uma espécie de "iluminação", o qual, apesar de não consistem de fotões, mas também permite a formação de uma imagem que mostra o detalhe um espécime fino.
Para iluminar o objeto dois mecanismos podem ser usados, se o feixe de luz que passa através ou