Microoscopia
Com o passar do tempo, os estudos dos pesquisadores na biologia celular revelaram um novo mundo, o nunca visto a olho nú, e para estuda-lo foi preciso o invento do microscópio, aparelho responsável pela ampliação das estruturas subatômicas. Disso foram descobertos os componentes celulares. Neste será apresentado o experimento com o vegetal de nome científico Tradescantia spahfea (espada de iansã), onde podemos visualizar seu estômato.
Objetivos
Esta aula teve como objetivo ensinar o manuseio do microscópio, suas estruturas e a visualização dos componentes das células vegetais.
Metodologia
Nos experimentos foram utilizados um microscópio óptico, uma lâmina metálica, água destilada, uma lamínula, a planta espada de iansã e uma lâmina de vidro.
Procedimento
Faz-se um corte com a lâmina metálica na parte abaxial ( parte inferior) da planta, transfere a parte cortada para lâmina de vidro, em seguida coloca-se água destilada para que o estômato se dilate para uma melhor observação, sobre a amostra é colocada a lamínula, depois desses procedimentos já está pronto para ser analisado no microscópio.
Resultados
Esta imagem foi ampliada 100 vezes através do microscópio óptico, nela podemos observar o ostíolo, responsável pelo controle da transpiração da planta, quando o dia está muito quente ele se fecha para que a perca de água não seja muito acentuada, causando assim uma desidratação celular.
Imagem ampliada 40 vezes, em que ainda n se dá para discernir nitidamente as partes do estômato.
Essa imagem foi ampliada em 400 vezes no microscópio óptico
Conclusão
Levando em consideração as observações e resultados