Micrometro
Engenharia Civil
Disciplina: Fisica
MICROMETRO
Data da realização do experimento: 12 /09/2014
Turma: 1 –
Prof(s). Responsável(is): Canatto
Aluno: JONAS LUÍS DA SILVA
Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno: LUIZ ANTONIO DE BARROS
Uso do Professor
Aluno: LUIS HENRIQUE OLIVEIRA RIBAS
Uso do Professor
Aluno: MARCIO ROGERIO DE HOLANDA
Uso do Professor
Aluno: RAFAEL VINICIUS MARTINS PINTO
Uso do Professor
Aluno:
Uso do Professor
Sorocaba, SP
2014
2. INTRODUÇÃO
Para entender e compreender um fenômeno a Física utiliza a medida e uma fita métrica para conseguir esse resultado, utilizando o metro (m) como unidade fundamental de comprimento do SI (Sistema Internacional de Medidas), com o passar dos tempos precisou-se de medidas menores e com maiores precisões.
Sendo o micrometro, o aparelho, apresentado por Jean Louis Palmer. (Data de patente não encontrada) pela primeira vez na intenção de obter patente de seu invento, tendo inventado um aparelho simples com grande eficiência algo que pudesse medir a milionésima parte de um metro.
Com o decorrer do tempo o seu invento foi sendo melhorado e um micrometro mais sofisticado foi apresentado em 1890 por Laroy S. Starrett, sendo que esse são os princípios são usados até os dias de hoje.
O homem sempre buscou medir e mensurar distância, medidas, caminhos, mas com o tempo essa medida foram ficando mais precisas e por volta da metade do século passado, ou algumas décadas atrás o micrômetro era considerado o principal instrumento de medição de comprimento.
Esses equipamentos, os micrômetros são instrumentos pioneiro no atendimento ao princípio de ERNEST ABBÉ.
Utilizando esse aparelho conseguimos verificar a precisão das medidas e também calcular o desvio padrão para aquele conjunto de medidas que verificamos do objeto que analisarmos. Nos laboratórios de analise nuclear ou biológica esse equipamento de medição é usado em larga