Microeconomia e Macroeconomia, Ética, Política e Sociedade, e Métodos Quantitativos.
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 15 REFERÊNCIAS 16 ANEXOS 18 ANEXO A – Tabela estimativa do comportamento do IPCA-IBGE para 2013. 19
1 INTRODUÇÃO
As questões econômicas dominam o panorama do noticiário nacional e internacional, haja vista a sua relevante importância. Todo sistema econômico tem como principio de coordenação o mercado. Através do mercado e com o uso do dinheiro, os produtores competem entre si, e dessa forma o mercado aloca recursos e determina a distribuição da renda. No Brasil, o sistema econômico configura-se como capitalista onde as relações de produção estão assentadas na propriedade privada dos bens em geral, especialmente dos de produção, na liberdade ampla, principalmente de iniciativa e de concorrência e, consequentemente, na livre contratação de mão-de-obra. Nas últimas décadas, a estabilidade econômica fez com que o Brasil fosse um dos países que mais subissem no ranking das maiores economias mundiais.
Tendo em vista a abordagem acima surge a necessidade do entendimento das divisões do estudo econômico definidas como microeconomia e macroeconomia que serão explanadas no decorrer desse trabalho.
Não obstante, com a competitividade mercadológica para o melhor entendimento da economia e das suas áreas de estudo os administradores de sucesso são aqueles capazes de assimilar e compreender as informações e usá-la de maneira eficiente e eficaz. Neste sentido entra em cena o conhecimento da aplicabilidade dos métodos quantitativos que possibilitam ao gestor o conhecimento de técnicas estatísticas e métodos numéricos para a análise descritiva de dados que norteiam a tomada de decisões.
Vivemos em um ambiente de constante transformação, precisamos avaliar questões ousadas que vão alterar a cultura e a ética social. Os valores e expectativas de uma sociedade estão