Microeconomia elasticidade da demanda e oferta
Microeconomia
Elasticidade da Demanda e Oferta
Prof. George Stetinio de Oliveira
Guarulhos
2008
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MICROECONOMIA
ELASTICIDADES
Economicamente falando, a elasticidade mostra a relação entre duas variáveis que se encontram inter-relacionadas funcionalmente, ou seja, a relação entre preço e quantidade demandada ou ofertada de um bem.
ELASTICIDADE – PREÇO DA DEMANDA
A Lei da Demanda, que encontra-se expressa no declive da curva de demanda, é muito importante para que tenhamos o perfeito conhecimento da economia, na medida que reflete o comportamento do consumidor no mercado. Esta lei não teria nenhuma utilidade se não pudesse ser operacionalizada ou ter uma utilidade prática.
Sabe-se que dado um bem, qualquer que seja a variação do preço de .deste bem, ceteris paribus, a procura (demanda) por este bem varia. Entretanto, o que se deve comentar é o quão sensível é esta demanda em relação a uma alteração nos níveis de preços.
Definição: Elasticidade-Preço de Demanda de um bem é a razão entre a variação percentual verificada na quantidade demandada de um bem pela variação percentual no preço desse bem.
Algebricamente falando, temos:
[pic]
Para que o conceito de elasticidade-preço da demanda fique mais claro considere a curva de demanda a seguir onde apresentamos uma curva de demanda por carne.
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Realizando uma interpretação melhor do conceito de elasticidade – preço da demanda, com base no exemplo dado, temos:
✓ Elasticidade-Preço da Demanda mede a reação do consumidor às variações de preços em termos percentuais; ✓ Preço da carne aumentou 80%, saindo de R$ 5,00 para R$ 9,00/Kg; ✓ Reação do consumidor diminuindo o consumo de carne em 40%, de 5Kg, para 3Kg; ✓ Elasticidade-Preço da Demanda é de = -0,5, que é a divisão de -0,4 / 0,8. ✓ Sinal negativo da Elasticidade-Preço de Demanda (-0,5) esta relacionado com a lei da