Microbiologia aula 1
Os alimentos fornecem nutrientes, tanto para os humanos, quanto para os microorganismos. Estes microorganismos deterioram os alimentos, podendo causar, transtornos gastrintestinais como infecções e intoxicações alimentares.
Os microorganismos que causam intoxicação e infecção, não mudam o estado do alimento aparentemente, sua cor, sabor, odor e textura, continuam iguais, porém quando os consumimos, somos acometidos por estes transtornos, diarreia, vômitos etc, que aparecem de 24 a 48h após a ingestão do alimento e também terminam no mesmo tempo.
Já os microorganismos que não causam estes males, deixam o alimento com aspecto “feio”, embolorado, com mau cheiro, sabor diferente, por isto, quando comemos alimentos assim, achamos que eles foram os causadores dos transtornos, mas não.
Os transtornos citados acima, são chamados de : Doenças Veiculadas por Alimentos.
Os danos causados, como já foram citados acima são: desequilíbrio principalmente no trato gastrintestinal, diarreia e vomito. São raríssimos os casos de óbito por intoxicação alimentar desse tipo.
Um exemplo de intoxicação grave é :
O botulismo, é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.
Ex: o palmito, que durante sua extração do caule da palmeira, é deixado no solo, ali ele pode sofrer a contaminação.
Os C.botulinum são pequenos bacilos Gram-positivos, com cerca de 8 micrómetros por 3, produtores de esporos e toxinas, relacionados com o gênero Bacillus, cujo habitat normal é a água. São móveis, possuindo flagelos. [2]
Produzem uma neurotoxina que funciona como uma enzima metaloprotease, destruindo as proteínas envolvidas na exocitose do neurotransmissor acetilcolina na placa nervosa motora. A sua ação resulta da paralisia dos músculos, e se for extensa a paralisia do diafragma pode impedir a respiração normal e levar à morte