Microbio
Os seres vivos na natureza apresentam grande inter-relacionamento, que varia desde a colaboração mútua (simbiose) até o predatismo e canibalismo. O parasitismo seguramente ocorreu quando na evolução de uma destas associações um organismo menor se sentiu beneficiado, quer pela proteção, quer pela obtenção de alimento.
A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, as doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle. O aparecimento e a instalação das diversas parasitoses (doenças causadas por parasitas) estão bastante relacionados com o subdesenvolvimento de um país e seu ciclo doença e pobreza.
A distribuição geográfica das parasitoses tem, portanto, vários fatores intervenientes: presença de hospedeiros susceptíveis apropriados, migrações humanas, condições ambientais favoráveis, além da maior densidade populacional, baixas condições de vida, hábitos religiosos e hábitos de higiene, que são fatores muitas vezes propagadores da relação parasita-hospedeiro.
Objetivo:
Apresentar e descrever os atuais métodos laboratoriais e/ou complementares para a identificação das doenças Toxoplasmose, Doença de Chagas, Malária e Leishmaniose Visceral e Cutâneo Mucosa.
Toxoplasmose:
A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que pertence ao filo Apicomplexa (possuem estruturas que aderem nas mucosas), classe Sporozoa, ordem Eucoccidea, gêneroToxoplasma e espécie gondii (NEVES, 2000). Tem como hospedeiros intermediários o homem e outros mamíferos que possuem sangue quente (AMENDOEIRA, 1999). São parasitas intracelulares obrigatórios, com ciclo complexo envolvendo felídeos, principalmente gatos, como hospedeiros definitivos (SZPEITER, 2000), no qual são os únicos que eliminam oocistos pelas fezes (BIANCHI, 2005); esses sofrem esporulação no meio ambiente, e tornam-se infectantes em 1 a 5 dias (DUBEY, 1993).
O diagnóstico da toxoplasmose pode ser clínico ou laboratorial. O