micro economia
Para ser considerado um mercado competitivo o mesmo deve ser um mercado com muitos compradores e vendedores, Não pode ser controlado por nenhum dos seus integrantes
(ninguém, individualmente, consegue influenciar nos preços). Os produtos são homogêneos, existe livre entrada e saída, informação flui livremente.
As empresas podem maximizar seus lucros de diferentes formas. Primeiro o preço de venda deve ser maior que o custo marginal, A empresa deve buscar sempre por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos mais ágeis, atendimento de qualidade ou relacionamentos que geram novos negócios, alem de um bom projeto de CRM, com acompanhamento dos indicadores e claro, com melhorias contínuas no processo de marketing e vendas.
02. Suponha que uma empresa que opere no mercado competitivo apresente uma curva de custo marginal expressa por CMg = q+5+100/q e que a curva de demanda desse mercado seja expressa por Qd = 1000-2p. Calcule:
a) Qual será a quantidade que maximiza o lucro da empresa?
b) Qual o lucro dessa empresa?
03. Monopólio é uma estrutura de mercado na qual existe uma única empresa que vende um determinado produto, e que, portanto, esta empresa tem poder de mercado, ou seja, tem capacidade de praticar um preço maior que seu custo marginal. Explique as razões de existência de um monopólio.
A causa fundamental para o aparecimento dos monopólios são as barreiras para entrada de firmas no mercado. Essas barreiras são de três tipos:
1. Posse de um insumo chave
2. Licença exclusiva dada pelo governo para a produção de um bem
3. Os custos de produção são tão altos que um único produtor é mais eficiente que vários pequenos produtores
De acordo com Sidney Santana