Micael Focault Filosofia

1056 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

MICHEL FOCAULT – O PODER
MICHEL FOCAULT – VIGIAR E PUNIR

BRUSQUE,
2013.
O vídeo Michel Foucault O poder e Vigiar e Punir, nos demonstra a realidade de poder, vigilância, comportamento social e personalidade do indivíduo. Mostra o golpe militar de 31 de março de 1964, foi quando deu início a um dos períodos mais sombrios. A chamada Ditadura Militar. Foram duas décadas de repressão política, perseguição e censura. Mais o que viria a ser poder para este filósofo contemporâneo? Para Foucault, o poder não existe, o que existe são as relações de poder.
No entender de Foucault, o poder é uma realidade dinâmica que ajuda o ser humano a manifestar sua liberdade com responsabilidade. A ideia tradicional de um poder estático, que habita em um lugar determinado, de um poder piramidal, exercido de cima para baixo, em Foucault é transformada. Ele acredita no poder como um instrumento de dialogo entre os indivíduos de uma sociedade. E que essa rede de relacionamentos esta em todos os lugares e em todas as classes sócias. No fim do século XVIII, o poder era executado através da força física e da dor. Significava punição e castigo. O suplicio é um exemplo da época, ou seja, pena de sofrimento. Logo depois, o poder que antes era demonstrado em público servindo como exemplo de poder ao povo, passou a ser levado as prisões longe dos olhos da sociedade, com o intuito de talvez humanizar, porém, isso não quer dizer que o pior não acontecia, sofrimento, tortura, dor. Ou seja, o poder estava disfarçado agindo e escondendo seus atos. O projeto que deu origem as prisões não previa o sofrimento físico nem a tortura, pois, tinha como objetivo vigiar e controlar.
E hoje em nossa sociedade como podemos relacionar essa influência de poder? Na sociedade onde vivemos não é muito diferente do que acontecia há tempos atrás. Um exemplo disso é a mudança de demonstração de poder, se vimos um

Relacionados

  • Leste brasileira
    59269 palavras | 238 páginas