MG-e regiões do BR
SUL
CLIMA
A região sul é a única parte do país que localiza-se quase inteiramente na região temperada (com exceção ao extremo norte do Paraná), por este motivo, os estados desta região tem um clima conhecido como subtropical, com temperaturas que costumam ficar abaixo dos termômetros do restante do Brasil.
A região conta com uma amplitude térmica elevada, já que no verão as temperaturas podem alcançar 30ºC, principalmente no litoral, e no inverno temperaturas menores que 20ºC. Na serra catarinense e gaúcha, temperaturas negativas são comumente registradas, inclusive com incidências de geadas e até neve. As chuvas geralmente são bem distribuídas durante o ano.
O vento também é muito responsável pela temperatura da região, sofrendo grande influência deste fator, tanto no verão, tanto no inverno.
VEGETAÇÃO
A vegetação sulista é bastante variada, encontramos a devastada Mata das Araucárias nas regiões mais frias, além dos campos limpos do pampa gaúcho. No litoral, encontramos minoria de vegetação costeira, que dividem-se desde mangues, até restingas.
SUDESTE
CLIMA
O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo, Campos de Jordão e Ouro Preto.
Os climas subtropical e semi-árido também são vistos na região, o primeiro no sul do estado de São Paulo, próximo a divisa com o Paraná, com uma grande variação térmica e boa distribuição pluvial, e o segundo no norte de Minas Gerais, caracterizado pela aridez e baixa pluviosidade.
VEGETAÇÃO
A vegetação é formada principalmente por florestas tropicais, porém também podemos encontrar em alguns casos matas Ciliares e de Galerias. Em menor escala,