Mezanino
1. Introdução
Devido ao seu alto grau de industrialização, as estruturas de aço oferecem inúmeras vantagens tanto na construção de edificações de grande porte, comerciais ou industriais, como para obras menores, tais como mezaninos.
Usados normalmente como estruturas internas de edificações já existentes, os mezaninos requerem que os elementos constituintes de suas estruturas sejam peças leves, de fácil e rápida montagem, e que permitam uma obra livre de poeira e entulhos (em muitos casos, são executadas em espaços comerciais sem que haja interrupção das atividades). Desse modo, tornou-se bastante comum a utilização de vigas e pilares de aço compondo a estrutura principal e painéis de madeira no piso.
Os elementos estruturais de aço podem ser dos mais diversos tipos e formas. Este artigo tem como objetivo de fornecer recomendações para o desenvolvimento de projetos de estruturas de mezaninos utilizando os Perfis Laminados da Gerdau. Disponíveis para pronta entrega na rede de distribuição, em ampla variedade de bitolas, os Perfis Gerdau Açominas oferecem flexibilidade para os projetos, permitem a realização de estruturas leves e de altíssima eficiência estrutural, com rapidez, qualidade e competitividade.
As recomendações aqui inseridas para definição de estruturas de mezaninos baseiam-se nas boas técnicas de engenharia e devem ser utilizadas em projetos como simples referência. Para efetiva execução, os projetos requerem a intervenção de um responsável técnico; profissional qualificado tanto para o cálculo como para a especificação dos materiais e do processo construtivo.
2. Definição
Mezanino para efeito das disposições do COE (Código de Obras e Edificações), é o pavimento intermediário entre dois andares, que pode ocupar área máxima entre 1/3 (um terço) e ½ (metade) da área do piso da loja, dependendo da legislação vigente de cada município. O mezanino não é considerado na área total da edificação.
Para o caso de