Metrossexualismo
A Metrossexualidade ou o metrossexualismo, logo o metrossexual: é um termo originado nos finais dos anos 1990, pela junção das palavras metropolitano e sexual, sendo uma gíria para um homem urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios, roupas e tem suas condutas pautadas pela moda e as "tendências" de cada estação.
O número de homens que aderem a esse novo estilo masculino cresce a cada dia. Seguindo os passos de jogadores de futebol como David Beckham e Cristiano Ronaldo, metrossexuais assumidos, o também jogador de futebol Eduardo Barros dos Santos, que atua no Rio Brando de Americana(SP), diz: “eu sempre sou motivo de brincadeirinhas, gozações da parte da minha família, namorada e amigos. Não saio de casa enquanto não estiver nos conformes, tem que estar tudo do jeito que gosto: limpo e cheiroso”.
Os metrossexuais são conhecidos por não viverem sem a sua marca predilecta de hidratante para a pele, apreciarem um bom vinho, sonharem com o último modelo de carro, desportivo, preocupação com a calvice e gostarem de comprar peças de design. Estes seres vaidosos, geralmente na faixa etária superior aos 45 anos, estão bem colocados profissionalmente. Polêmico, o termo metrossexual ainda não entrou em um consenso e,para alguns, essa nomenclatura não passa de um capricho da mídia objetivando dar ao homem conceituado hétero, a possibilidade de assumir suas vaidades publicamente, o que outrora nossa própria cultura restringia ao universo feminino.
O Brasil é o segundo maior mercado de cuidados pessoais masculinos do mundo. Segundo a consultoria Euromonitor International.
Referências: pt.wikipedia.org/wiki/Metrossexualismo Acessada dia 23.04.2014
http://www.uniara.com.br/ageuniara/artigos.asp?Artigo=5071