Metrologia
Trabalho solicitado pelo professor de Algoritmo e Programação , visando expor os algoritmos usados em sites de busca, tendo em vista o mais utilizado e mundialmente conhecido Google.
Aluno:
Curso:
Turno:
Turma: O primeiro ponto para que se possa fazer a busca é ter a base de dados com nada menos que boa parte do conteúdo na Internet. Usamos o verbo “indexar” para se referir ao que vai ser armazenado nessa enorme base de dados. Ou seja, é preciso haver uma indexação de todas as páginas. Os buscadores anteriores ao Google não indexavam todos os sites da web. Eles trabalhavam como o Dmoz.org trabalha até hoje: ao se fazer uma pesquisa nele, era consultada uma base dados com informações cadastradas manualmente ou enviadas pelos proprietários de web sites.
Embora seja possível se cadastrar no Google, na maioria das vezes não é preciso realizar nenhum tipo de submissão ao buscador pois ele “descobre” sua página ao fazer a varredura da web com seu “crawler”.
Um crawler é um software de computador que salva em sua base de dados todas as páginas que encontrar na web, exceto aquelas que bloquearem seu acesso ou que por algum comando interno seja orientado a não indexar.
Googlebot é o crawler do Google: irá determinar a frequência com que visita uma página segundo uma série de fatores, dentre eles a importância daquela página (sites muito importantes podem ser acessados a cada minuto, já outros sites podem ficar semanas sem visita do crawler) e mesmo frequência de atualização. O objetivo do Googlebot é ter o número máximo de páginas o mais atualizadas quanto possível, mas como há um custo para cada varredura o algoritmo do Google usa uma fórmula para equacionar qualidade da informaçãoo e custos para a empresa.
Após indexar tantas páginas, o Google precisa tratar as informações e organizá-las para que ao ser realizada uma consulta se consiga da