Metrologia
Capítulo 4: Sistema de Medição.
Métodos Básicos de Medição.
Comparação:
Compara o valor mensurado com um valor de referência.
Indicação:
Torna perceptível ao usuário um efeito proporcional ao valor mensurado, por esse motivo é conhecido também como deflexão.
Diferencial:
Combinação de ambos os métodos anteriores. O mensurado é comparado a uma medida materializada cujo valor é próximo ao mensurado e a diferença entre ambos é medida por um instrumento que opera pelo método da indicação.
Síntese:
O método de comparação é mais usado em laboratórios de calibração, principalmente pela sua elevada estabilidade com o tempo e relativa imunidade a um grande número de fontes de erros. O método da indicação é usado com frequência nas indústrias de médio e pequeno porte, especialmente quando a produção de peças variadas é envolvida. A medição diferencial é intensamente utilizada quando a medição é realizada para controlar processos seriados.
Comparação
Indicação
Diferencial
Velocidade de medição.
Muito lento.
Muito rápido.
Rápido.
Possibilidade de medição computadorizada.
Muito difícil.
Muito fácil.
Muito fácil.
Incerteza e sua instabilidade com o tempo.
Muito estável.
Instável.
Estável.
Custo.
Elevado.
Moderado a elevado
Moderado
4.2 MÓDULOS BÁSICOS DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO.
4.2.1 TRANSDUTOR: É o módulo do sistema de medição que está em contato com o mensurado. Definido por uma função linear.
4.2.2 UNIDADE DE TRATAMENTO DE SINAIS: O sinal gerado por um transdutor normalmente é de baixa energia, difícil de ser indicado. A UTS tem a função de amplificar a potência do sinal de medição.
4.2.3 DISPOSITIVO MOSTRADOR E/OU REGISTRADOR: Este é o último módulo do sistema de medição, recebe o sinal já tratado e, através de recursos mecânicos, eletromecânicos, eletrônicos ou outros, transforma-o em um número intangível ao usuário, ou seja, produz uma indicação direta, perceptível.
4.3 CARACTERÍSTICAS