Metrologia
Relatório - Quinta Aula Prática
Relatório referente à quinta aula prática da disciplina de Metrologia Dimensional Básica realizado pelos alunos:
CURITIBA 2014
Experimento:
Com o uso, há uma tendência do instrumento de medição se desgastar, comprometendo assim a eficácia das medidas. Para manter a confiabilidade das medições, faz-se necessário verificar o desempenho do sistema de medição a cada certo período de tempo, que varia para cada tipo de aparelho. A forma usual de caracterizar o desempenho metrológico de um sistema de medição é pelo procedimento chamado calibração, que nada mais é que o conjunto de operações que estabelecem a relação entre os valores indicados por um instrumento ou sistema de medição, valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, por meio da comparação do valor medido com um padrão rastreado ao Sistema Internacional (SI).
Objetivos:
A calibração tem como objetivo verificar se o resultado da medida obtida por um equipamento é compatível com a norma e se o mesmo está adequado para a atividade a que se destina. Também determina valores de correção para compensação de erros.
Experimento 1:
No primeiro experimento, foi calibrado um paquímetro utilizando blocos-padrão:
Calibrador:
Blocos-Padrão
Medidas fixas: variam de acordo com a combinação de blocos utilizada.
Instrumento a calibrar:
Paquímetro Mitutoyo
Taxa de medição: 0 a 200 mm.
Leitura: 0.005 mm.
Para a calibração, foi utilizado método direto de medição. Foram combinados diversos blocos-padrão. Mediu-se com o paquímetro e constatou-se a diferença entre a