OPTIMIZED PRODUCTION TECHNOLOGY
Em 1978 foi desenvolvida uma técnica de gestão de produção por um grupo Israelenses, do qual fazia parte o físico Eliyahu Goldratt que foi o principal divulgador dos seus princípios.È considerada uma interessante ferramenta de produção e programação. Apesar do nome pelo que a técnica ficou conhecida, "tecnologia de produção otimizada", o OPT não é uma técnica otimizada no sentido científico do termo, porque nada garante, que a sua aplicação leve a atingir soluções ótimas, já que é uma técnica baseada em uma série de procedimentos heurísticos, muitos dos quais os proprietários dos direitos de exploração do sistema nem mesmo tornaram públicos.
CONCEITOS
O OPT é um sistema de informação de planejamento e controle da produção completo especialmente apropriado para ambientes de job-shop complexo. Ao desenvolver a quantidade de trabalho a ser feita em cada centro de trabalho, a OPT dada uma combinação (mix) de produtos, localiza os gargalos no processo da produção. (GAITHER NORMAN)
A OPT é uma técnica computadorizada que auxilia a programação dos sistemas de produção, tendo como referência os pontos críticos ou restrições da produção, ou seja, os gargalos. Definem-se como gargalos os recursos cuja capacidade de produção é igual ou menor do que a demanda do processo e como recursos não-gargalos qualquer outro recurso cuja capacidade de produção é maior do que a demanda colocada nele.(CORRÊA e GIANESI 1996, p. 143)
OPT que significa "Optimized Production Tecnology" é um método de gestão da produção que auxilia as organizações a terem mais rentabilidade a partir da identificação, gerenciamento e resolução dos seus recursos considerados como gargalos.
DESCRIÇÃO DA TECNOLOGIA
O método OPT se baseia na gestão a partir dos gargalos de estrangulamento. Os gargalos de estrangulamento definem as condições de produção numa empresa, o que significa que é necessário tomá-los em consideração