Metrologia
Trabalho de Falhas
Ciência dos Materias
Caroline Rocha Ribeiro
Murilo Henrique Martins
Engenharia Mecânica B
4º Período
Novembro, 2014
Divinópolis, MG
Aplicação do estudo de Falhas em projetos de Engenharia
O projeto de um componente ou estrutura exige com frequência que o engenheiro minimize a possibilidade da ocorrência de falhas. Dessa forma, torna-se importante compreender a mecânica das diferentes modalidades de falha, isto é, fratura, fadiga e fluência e, adicionalmente, estar familiarizado com os princípios de projeto apropriados que podem ser empregados para prevenir falhas durante um serviço.
A falha de materiais de engenharia é quase sempre um evento indesejável por vários motivo: vidas humanas que são colocadas em perigo, perdas econômicas, e a interferência na disponibilidade de produtos e serviços. Embora as causas de falha e o comportamento de materiais possam ser conhecidos, a prevenção de falhas é uma condição difícil de ser garantida. As causas usuais são a seleção e o processamento dos materiais de uma maneira não apropriada, e o projeto inadequado do componente ou a sua má utilização. É uma das responsabilidades do engenheiro antecipar e planejar considerando possíveis falhas e, no caso de uma falha de fato ocorrer, avaliar a sua causa e então tomar medidas de prevenção apropriadas contra futuros incidentes.
Fratura:
Fundamentos da Fratura
A fratura simples consiste na separação de um corpo em dois ou mais pedaços em resposta a uma tensão imposta que possua natureza estática (isto é, constante ou que se modifica lentamente ao longo do tempo) e a temperaturas que são baixas quando comparadas à temperatura de fusão do material. A tensão aplicada pode ser de tração, compressão, cisalhamento ou torcional; esta discussão estará restrita a fraturas que resultam de cargas de tração uniaxiais. Para materiais na engenharia, são