Metrologia
O serviço de Metrologia surge por adaptação do serviço de Aferição de Pesos e Medidas.
A Verificação de Pesos e Medidas é muito antiga no País, pois já no tempo da monarquia se Verificavam os pesos e medidas, conhecem-se posturas dos tempos de D. Dinis, este tinha um “Almotacé real” que o acompanhava nas suas visitas pelo reino e verificava os pesos e medidas dos vendedores que ía apanhando pelo caminho.
Foi criado depois o almotacé municipal que acabou por dar origem no Aferidor de Pesos e Medidas.
As medidas e pesos nem sempre pertenceram ao sistema métrico decimal, mas a outros sistemas. Afirmamos outros, porque cada Rei aplicava as suas medidas, pois estas derivavam ou do Pé ou da mão “vara”, dava também liberdade aos senhores das Terras de terem as suas próprias medidas, diferentes umas das outras.
Para se puder ter uma ideia em Valença havia três tipos de medidas diferentes em valores, mas com o mesmo nome – As do Couto de Sanfins, As do cabido e as de Valença.
Em 20 de Maio de 1875, foi assinada a Convenção do Metre, onde Portugal foi o Décimo País a assinar, pois foi por ordem Alfabética.
O Sistema métrico decimal entrou definitivamente em Portugal em 1926, pois até aí, tivemos em paralelo os dois sistemas, (antigo e decimal), por isso ainda hoje ouvimos falar de arráteis, côvados, varas, cabaços, canadas, etc.
Este serviço de Metrologia, possui um valioso espólio de pesos e medidas antigos.
Instrumentos de Medida
Os instrumentos de medições sempre foram uma necessidade da ciência. Nos dias de hoje, cada vez maior é um desafio tecnológico. Medidas precisas podem resultar em resultados adequados para as actividades humanas. O seu interesse é tão grande que seu estudo é objecto de um ramo da ciência conhecido como Metrologia. Consiste no estudo do melhor método de obter a medição precisa de diferentes grandezas, estabelece as unidades de medição dessas grandezas aceitas universalmente