Metrologia
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro).
1.1. Paquímetro
O paquímetro é uma régua normal equipada com uma régua móvel, chamada de nônio ou vernier que permite medições de décimos ou até centésimos de milímetro. Dessa forma pode-se dizer que o paquímetro possui todas as funções de uma régua comum, porém com uma incerteza menor.
1.2. Micrômetro
O micrômetro é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro.
Por outro lado, não basta apenas quantificar as grandezas com as quais se trabalham. Deve-se saber avaliar e interpretar os resultados obtidos bem como fazer as correções necessárias para a determinação das incertezas. Para isso faz-se uso de recursos estatísticos.
2. Objetivos
Aprender a manipular dois equipamentos de medida: paquímetro e micrômetro, para que com eles sejam obtidos os dados necessários;
Comparar precisão e exatidão dos equipamentos e dos dados encontrados nas medições de modo a obter os resultados experimentais e as incertezas.
3. Material e método utilizados Para este procedimento, foram utilizados os seguintes materiais:
Paquímetro;
Micrômetro;
Dois tubos cilíndricos de dimensões diferentes;
Uma esfera.
Para os dois cilindros, mediu-se cinco vezes a altura (h), o diâmetro interno (d) e o diâmetro externo (D). Para a esfera, mediu-se, esta mesma quantidade de vezes, seu diâmetro (d).
A partir dos dados coletados, calculou-se o valor médio, o desvio padrão, o desvio padrão da média (a incerteza tipo A, ). Em todas as medições, a incerteza tipo B, , foi considerada como sendo a precisão do aparelho de medida e será explicitada na tabela fornecida a seguir. Então, determinou-se a