Metodos trabalho II
Simulação de um percurso de investigação
1ª Tarefa
Depois de observado o tema a trabalhar, «os produtores vinícolas», decidi tratar o caso do vinho do Porto, visto que se trata da nossa região, onde poderemos arranjar mais informação. O primeiro passo, foi sem dúvida, realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Acedi à Biblioteca da FLUP, através da internet e optei por fazer uma pesquisa por índice, visto que iria restringir a minha pesquisa. Antes tinha realizado a investigação através da pesquisa avançada, colocando vinho e porto nos espaços respectivos e seleccionando título e língua (obtive 98 resultados).
Como os resultados ainda foram vastos, fui, então, para a pesquisa por índice. Após inserir o termo «vinho do porto», e seleccionando título como índice a percorrer, começaram a surgir os primeiros resultados. De acordo com o período pedido (período medieval até meados do séc. XX), três livros captaram a minha atenção. Foram eles:
FONSECA, Álvaro Moreira da - O vinho do Porto na época dos Almadas. Porto: Instituto do Vinho do Porto, 1957
CENTENO, Marta Maria Pereira – O Comércio de Vinhos no Porto na Época de Pombal (1757/1772): Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 2005. Tese de Mestrado em Estudos Locais e Regionais.
SEQUEIRA, Carla – O vinho do porto e as movimentações sociais nos anos de 1914-1915. Porto: Gehvid, 2003
O segundo passo foi ir à Biblioteca ler sobre o assunto. Comecei por ver a tese de mestrado acima referida. Nessa tese, são referidos os principais mercadores portugueses, os produtores comerciantes (em anexo), os principais mercadores estrangeiros, refere o papel importante da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro e enumera os fiadores principais mercadores de vinho1.
Assim, ao ler um pouco desta tese, verifiquei que de entre os potenciais produtores de informação são os particulares (empresas), a Companhia Geral da Agricultura das