Metodos quantitativos
O preço do Alumínio e definido internacionalmente pela bolsa de Londres (London Metal Exchange), tendo a empresa nenhum controle sobre as cotações internacionais, cabe a ela trabalhar com premissas de preços futuros estimados pelos principais bancos, conforme mostra a tabela 1. Tabela 1
Por outro lado a indústria produtora de Alumínio e uma grande consumidora de energia elétrica, o seu maior insumo, e apesar dessa empresa ser auto-suficiente em 60% de sua produção total de Alumínio, ainda depende da compra de energia dos distribuidores. Essa compra adicional de energia elétrica pode ser feita de forma antecipada, ou futuramente no mercado livre, neste caso ficando exposta a variação de mercado, conforme mostrado na tabela 2. Tabela 2
Considerando que no caso da indústria de Alumínio não e possível ajustar a produção de acordo com a demanda e/ou custos imediatamente, já que requer o desligamento completo de uma linha de produção, e necessário que qualquer tomada de decisão seja feita de modo antecipado.
Sabe-se também que essa indústria possui três linhas de produção, cada uma com capacidade de produção de 10.000 Toneladas, e que e possível desligar as linhas isoladamente.
Essa mesma indústria tem hoje uma geração própria de energia de 252.000MW - Mês o que corresponde a 60% de seu consumo total (Com as três linhas operando), e que essa energia própria para ser consumida diretamente na produção tem um custo de $40,00 / MW.
Com os dados abaixo de consumo de energia e o custo variável de produção unitário:
A empresa esta diante de alguns cenários:
Comprar Energia Elétrica no Mercado Antecipado ou no mercado futuro sujeita as variações de preço?