Metodos quantitativos
Esta disciplina tem por objetivo conduzir o discente a uma revisão dos conceitos de matemática básica, matemática financeira e estatística, objetivando sua utilização e aplicação no tratamento de dados quantitativos, capacitando o discente a interpretar valores e relações numericas, construir e ampliar noções de grandeza, utilizar conceitos matemáticos para solução de problemas, conhecer peças chave dos custos logísticos, diferenciar variáveis e sistematizar os procedimentos estatísticos para realização de estudos.
Capítulo 1
REGRA DE TRÊS SIMPLES
A Regra de Três Simples é um processo prático de resolução de problemas que envolvem duas grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. Na prática, a Regra de Três poderá ser utilizada em algum cálculo de processos logísticos onde se tenha três grandezas e quando uma delas for desconhecida. Exemplo: Uma carreta leva três dias para percorrer 2.000 quilômetros. Em quantos dias, esta mesma carreta poderá percorrer 5.000 quilômetros? Solução: Neste caso, você deverá encontrar o quociente entre as grandezas iguais e conhecidas (quilômetros), dividindo o valor maior pelo menor e, em seguida, multiplicar o resultado do quociente pela outra grandeza conhecida (dias); então tem-se que: 5000/2000= 2,5 x 3 = 7,5 ou sete dias e meio.
Para resolver um problema envolvendo Regra de Três, devem-se seguir os seguintes passos: 1. Identificar as grandezas e montar as tabelas com as proporções; 2. Identificar a relação entre as grandezas (diretamente ou inversamente proporcional); 3. Montar e resolver a proporção, (se necessário, utilizar a propriedade fundamental da proporção). As situações, a seguir, demonstram como utilizar o processo da regra de três num processo que envolva a logística: Vamos Aplicar? Situação 01: Um caminhão percorre, em 3 horas, certa distância com velocidade de 80 km/h. Em quanto tempo, esta distância seria percorrida, se a velocidade fosse 60 km/h? As grandezas