Globalizacao da pobreza
O eixo central é a relação do Estado com a sociedade civil e a economia, tomando como referencia o processo de acumulação de capital e de hegemonia. Relação esta que podemos distinguir varias formas de regulação: A preponderância do direito no Estado de Direito, num contexto de correlação de forca onde se dispõe de fundos públicos, de regras e de recursos econômicos e políticos capazes de intervir e modificar a dinâmica do mercado com equidade.
As políticas sociais se referem ao processo de reprodução da força de trabalho através de serviços e benefícios financiados por fundos a eles destinados. Quando estruturados pelo Estado capitalista, é um mecanismo distributivo de renda e riqueza socialmente produzido, sob forma de beneficio, proteção e serviços, sem que sejam afetadas, entretanto, as relações de produção capitalista. Mas tem uma dimensão legitimadora do próprio Estado e do governo.
Modelos de políticas sociais: Nos EUA, com a crise econômica, que teve queda da produção, desemprego, quebradeira de bancos e firmas, o governo de inicio políticas emergenciais de trabalhos públicos para ocupar os desempregados então pagos com bônus alimentícios e de combustível para aquecimento, mas como esta crise se aprofundou, foi implementado, políticas de seguro social para idosos, (aposentadoria com