Metodos instromentais de analise
1041 palavras
5 páginas
ResumoO nosso trabalho consiste em determinar o teor de proteína no leite e no vinho através do método de Kjeldahl.
Este método quantifica a proteína presente na amostra a partir do conteúdo de azoto total presente na amostra.
Podemos concluir que o leite possui uma maior quantidade de proteína bruta que o vinho, assim é compreensível a recomendação da ingestão de leite, e o não aconselhamento de um consumo excessivo de vinho.
Summary
Our job is to determine the protein content in milk and wine by the Kjeldahl method.
This method quantifies the protein present in the sample from the content of total nitrogen present in the sample.
We conclude that milk contains a higher amount of protein that wine, so it is understandable to the recommendation of drinking milk, and not advice from an excessive consumption of wine.
Introdução
O desenvolvimento de métodos para determinar o conteúdo em proteína tem se tornado cada vez mais importante em diversas áreas.
O estudo do conteúdo em proteína pode auxiliar na optimização do aproveitamento racional da matéria – prima, bem como no melhoramento de produtos alimentícios.
Nos alimentos, as proteínas apresentam-se combinadas química e fisicamente com os lípidos e os glícidos, têm grande importância no campo nutricional, o que faz com que a sua determinação seja muito importante.
Os métodos mais comuns para a determinação do conteúdo em proteína total baseiam-se na determinação do conteúdo em carbono ou azoto. Para determinar a quantidade de proteína a partir do seu conteúdo em azoto total utiliza-se o método de Kjeldahl. As limitações deste método residem no facto de os resultados virem afectados pela quantificação de azoto proveniente de fontes não proteicas.
Este método é confiável, simples e conhecido em todo o mundo, utiliza aparelhos e reagentes comuns em laboratórios de análises químicas. Surgiu em 1883 e a partir dessa época é utilizado quase que mundialmente com maiores ou menores modificações.