metodos de pesquisa e avaliaçao em odontologia
Autora: Cristiana Leite Carvalho
Atividade 2 – Raciocínio Científico: teste de hipóteses
Conforme demonstrado no “Quadro 1 – Pesquisas em Saúde”, o raciocínio científico se processa pelo levantamento de hipóteses, com base nas teorias e conhecimentos existentes, e o teste dessas hipóteses. Se comprovada a hipótese, o resultado irá contribuir para o conhecimento vigente ou “estado da arte”. Para realizar esta atividade iremos utilizar o Texto
“Investigação Científica: invenção e verificação”, páginas 1-3, de autoria de Carl G. Hempel, disponível no link HTTP://people.ufpr.br/~borges/publicacoes/notaveis/Hempel.pdf, que narra uma história de investigação, conduzida pelo médico húngaro Ignaz Semmelweis, para esclarecer o problema do aumento da febre puerperal no Hospital Geral de Viena, em 1844.
Após a leitura das paginas 1-3 do texto – “Um caso histórico como exemplo”, faremos, como exercício, a identificação das hipóteses e respectivos testes, realizados pelo Dr. Semmelweis naquele serviço. Como dito no texto, o médico, após identificação do problema (aumento da febre puerperal em um dos serviços do hospital), começou sua investigação pelas observações atuais, explorando as teorias vigentes (conforme o texto: “considerando várias explicações então em voga”). A partir daí, procedeu ao levantamento de novas hipóteses e ao teste das mesmas, como no exemplo abaixo referente à primeira hipótese:
Hipótese 1: “influências epidêmicas” estariam causando a febre puerperal nas mulheres internadas. Teste (verificação): a febre só estava acontecendo naquele hospital em detrimento de toda a cidade e as “taxas de morte” das mulheres que tinham dado à luz em plena rua eram menores.
Resultado negativo: Hipótese refutada.
Agora é com vocês: Identifique as novas hipóteses e testes realizados pelo Dr. Semmelweis
até chegar a um resultado positivo, com “acúmulo do conhecimento”:
Hipótese 2:
Teste:
Resultado:
Hipótese 3: