Metodos contraceptivos
.
Vacinas : Os anticoncepcionais injetáveis são uma das tantas opções dentre os métodos contraceptivos atualmente disponíveis no mercado. Apresentam-se sob forma de uma injeção intramuscular de hormônios semelhantes aos produzidos pelo ovário feminino que pode ser aplicada a cada 30 dias (mensais) ou 90 dias (trimestrais). Os anticoncepcionais injetáveis mensais são produzidos à base de hormônios combinados (estrógenos e progestágenos), e os trimestrais à base de progesterona (acetato de medroxiprogesterona).
Diu : DIU ainda é um dos tratamentos mais eficazes para evita a gravidez. Os DIUs mais modernos são feitos de cobre e seu método é simples; quando colocados na cavidade uterina libera sais de cobre pelo filamento que o reveste. Estes sais possuem uma ação espermaticida, matando os espermatozóides e evitando a fecundação do óvulo.
O DIU apresenta alguns efeitos colaterais como aumento das cólicas e do fluxo menstrual. Sintomas que tendem a desaparecer aos três meses de uso.
O grande beneficio do DIU é a liberdade sexual, a praticidade e o fim da constante preocupação em ter uma gravidez indesejada, visto que é um método que pode ser utilizado por aproximadamente 5 anos. Entretanto, devemos lembrar que o DIU evita somente a gravidez e não as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Assim que o uso da camisinha não deve ser esquecido de forma alguma..
Camisinha : A camisinha serve como uma barreira que impede que o sêmen liberado pelo homem no ato sexual, contendo os espermatozóides, entre em contato com o organismo feminino. Isto evita a fecundação,