Metodos contraceptivos
Como todos os métodos têm suas limitações, é importante que saibamos quais são elas, para que eventualmente possamos optar por um dos métodos.
Eles são classificados em cinco grupos: métodos de barreira, métodos comportamentais, dispositivos intra-uterinos, contracepção hormonal e contracepção cirúrgica, cada qual com suas características.
1) Métodos de Barreira
Estes métodos impedem a ascensão dos espermatozóides ao útero, sendo fundamentais na prevenção das DST e AIDS.
• Preservativo Masculino: É um tubo de látex, fino, disponível em pesos, texturas e dimensões diferentes. O preservativo é colocado no pênis ereto. Quando o homem ejacula, o sémen é retiro no preservativo e não entra na vagina da mulher.
Vantagens: - Além de proteger contra gravidez, protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).
- Pode ajudar a atrasar a ejaculação precoce, e é muito fácil adquirir em postos de saúde e farmácias.
- Pode ser utilizado sem contra-indicações.
Desvantagens: - Algumas pessoas são alérgicas ao látex, material de que são compostos a maioria dos preservativos disponíveis (existem também preservativos em outros materiais).
- É necessario calcular antecipadamente a quantidade necessaria.
- Pode rebentar e pode sair depois da ejaculação.
Colocação correta do preservativo masculino
Ao colocar o preservativo, de modo a evitar possíveis rompimentos ou danos ao material, garantindo a eficácia do método contraceptivo, o usuário deve seguir uma seqüência de passos recomendada pelos fabricantes. Os passos mais importantes são:
1. Primeiramente, verificação da data de vencimento do preservativo na caixa ou na embalagem. Não se deve utilizá-lo se tal data já estiver expirada (eles podem parecer normais, mas se rompem mais facilmente).
2. A abertura da embalagem deve ser feita cuidadosamente em um de seus lados, evitando a abertura com dentes e unhas, o que poderia causar a ruptura do preservativo.
3. O