Metodologias de estimativa de prazos, custos e orçamentos em projetos de t.i.
Metodologias de Estimativa de Prazos, Custos e Orçamentos em Projetos de T.I.
Ricardo Leonardo Rovai (Poli - USP) - ricardo.rovai@poli.usp.br Marcello Muniz Silva - marcello@ipt.br Milton de Abreu Campanário (IPT-USP) - milton@ipt.br
RESUMO
Este trabalho apresenta um conjunto estruturado de metodologias de estimativas de custos e orçamentos para projetos de softwares baseados na metodologia do PMI – USA Project Management Institute com sede mundial em Pittsburgh na Pensilvânia nos EUA cujo PMBOK é sua maior expressão em termos de conteúdo. Busca-se entender o significado e a importância do processo de estimativas de custos em projetos de T.I. uma vez que são as causas de inúmeros fracassos. As metodologias são apresentadas quanto ao seu conteúdo e aplicação na área de T.I. Ao final são comentados os resultados de uma pesquisa do tipo survey onde são destacados alguns aspectos relativos a alteração do comportamento de alguns gerentes de projetos de T.I. entrevistados que foram unânimes em afirmar os benefícios do uso de metodologias estruturadas de gestão de projetos para sua aplicação no processo de estimativas de custos de projetos de T.I. Palavras Chaves: Projetos de Software, Custos de T.I., Gestão de Projetos, Metodologias de Estimativas de Custos.
1. Significado e Importância do Processo de Estimativa
Estimar significa elaborar uma previsão dos recursos que serão alocados no projeto. Quando um gerente de projetos se propõe a elaborar as estimativas ele está na verdade testando sua capacidade de se antecipar aos resultados que poderão decidir o processo de avaliação de desempenho do projeto. Estimativas sobrevalorizadas poderão conduzir o projeto ao desperdício de recursos e em muitos casos à própria perda do cliente ou do contrato, estimativas subvalorizadas conduzirão à perda das margens por parte do contratado.